A Sociedade Praiana de Estudos Espíritas – SPEE foi fundada no ano de 2001 e nasceu do desejo desperto durante o Congresso Espírita daquele mesmo ano em inaugurar uma Casa Espírita no bairro Praia do Canto em Vitória-ES.

Alguns companheiros, que acordaram no mesmo ideal, acolheram o convite de José Carlos Fiorido para a primeira reunião doutrinária realizada na sede do Núcleo Espírita Irmão Maurício, localizado no bairro Maruípe, uma vez que a Sociedade Praiana ainda não possuía sua sede.

A primeira ata da instituição é datada de 05/10/2001 e empossou a diretoria provisória composta por Roberto Mesquita (Diretor Presidente), José Carlos Fiorido (Diretor Administrativo) e Eliana Vincenzi Menezes (Diretoria Financeira). Diversos outros amigos de ideal também assinaram a Ata entre eles: Amira Mattar Pereira de Castro, José Aquibaldo Ribeiro, Marcelo Paes Barreto, Maria das Graças Vago Cypriano, Marisa Rezende Cardoso Mesquita e Renata Frizzera Sudré.

Ademais, um grupo de senhoras se reunia semanalmente, desde 1994, na residência da Sra. Lêda Nascimento Sant’Anna, também na Praia do Canto, a fim de confeccionarem enxovais de bebês para gestantes carentes. Sem conexão com o projeto da Casa Espírita este grupo foi convidado a integrar as atividades da Praiana, como carinhosamente passou a ser conhecida a nova instituição, a partir de março de 2002, o que foi aceito por unanimidade pela então diretoria provisória.

Salienta-se que, no início, tudo foi realizado com muita dificuldade: a montagem da primeira sede, localizada na esquina da Rua Joaquim Lírio com a Elesbão Linhares, o planejamento geral das atividades a serem desenvolvidas, o engajamento de trabalhadores e etc.

Enfim novos trabalhados foram sendo acrescentados notadamente com a inclusão da Evangelização Infantil com as crianças de 4 a 12 anos e progressivamente outras atividades foram implementadas e estão atuantes até os dias de hoje tais como:

-Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE,

- Estudo das Obras Básicas-ESOBA

- Projetos RELER KARDEC

- Atendimento Fraterno

- Reunião Mediúnica

- Reunião de Estudos e Educação da Mediunidade

 

Na nossa querida Praiana também são desenvolvidos inúmeros projetos de amparo social tais como Projeto Formiguinhas do Bem (oficina de enxoval para bebês), Projeto Nino e Nina (oficina de perucas infantis para crianças do Hospital do câncer), Brechó e BrechóPing, Bazar e o mais novo Projeto Missionários da Luz criado para ser um grande farol para as pessoas carentes do bairro Terra Vermelha em Vila Velha/ES.

Com o crescimento das atividades e dos voluntários, bem como para atender requisitos de segurança exigidos pela Prefeitura Municipal de Vitória, a Praiana a partir de outubro de 2017, mudou-se para nova sede onde encontra-se atualmente localizada à Rua Aleixo Neto, 40 – Santa Lúcia. Sendo assim, por estar localizada na grande avenida que engloba os bairros Praia do Canto e Santa Lúcia a nova sede ampliou sua área de atuação sem deixar de atender seu antigo público praiano.

 

Nossa diretriz, baseada numa orientação do livro Estude e Viva, de autoria espiritual de Emmanuel e André Luiz, concita:

ESTUDAR PARA APRENDER. APRENDER PARA TRABALHAR. TRABALHAR PARA SERVIR SEMPRE MAIS.